Como acordar mais cedo

Acordar mais cedo – antes de enfrentar a correria do dia a dia – é um verdadeiro desafio para muitas pessoas.

Apesar disso, o hábito de iniciar as manhãs antes de atividades como trabalho, faculdade ou escola pode ser bastante recompensador.

Acordar mais cedo pode, por exemplo, provocar menos estresse na execução de uma tarefa difícil e demandante, gerar mais tempo para preparação de uma refeição gostosa e nutritiva, facilitar o encaixe de uns minutos no dia para a feitura exercícios físicos, etc.

Mas como iniciar e manter o hábito de acordar mais cedo?

Já adianto que é preciso de motivações muito fortes para deixar a cama algumas horas antes do horário costume de despertar.

Todos sabemos que ir dormir cedo e arrumar a cama ao levantar são as regras número um para se manter acordado em manhãs sonolentas. Mas isso só não é o suficiente para se convencer a se manter desperto. É preciso criar condições motivadoras mais fortes para conseguir ser fiel a esse hábito.

E esse post vai te ajudar justamente nisso. Então, segure as dicas!

1 – Tenha um roteiro do que fazer nas suas manhãs.

A primeira coisa a se fazer é decidir como você vai gastar as primeiras horas do seu dia. Será adiantando um trabalho? Fazendo atividade física? Se dedicando a um hobby ou a um projeto dos sonhos?

Ter esse ponto bem especificado e, de preferência, escrito em uma agenda ou caderno é extremamente importante para criar a motivação necessária para você atingir o seu objetivo.

Seja o mais específico possível com o que planeja fazer nesse período: não decida simplesmente “Fazer exercícios físicos por uma hora” ou “Ler por quarenta minutos”, e sim “Executar o treino completo de pernas e glúteos” e “Ler metade do capítulo X do livro Y”. Entretanto, seja realista quanto aquilo que consegue por em prática nesse tempo.

2 – Crie um ambiente organizado, confortável e aconchegante.

Se você acordar e tiver que lidar com um ambiente caótico, vai querer voltar para a cama rapidinho.

Por isso, se sua atividade matinal for em casa, crie um espaço que tenha organização, seja confortável e acolhedor.

Para dar um toque a mais, acenda uma vela cheirosa e opte por uma fonte de iluminação indireta. O segredo é transformar um pedacinho da casa em um lugar onde você ame estar.

3 – Escute uma música.

Algumas canções tem o poder de nos animar, nos tornar mais enérgicos e até trazer lembranças felizes. Portanto, escute uma música da sua preferência no fone do celular ou (baixinho!) em um toca discos ou caixa de som, por exemplo.

Lembrando que se sua atividade envolver leitura ou algo que necessite de muita concentração, opte por um jazz, bossa nova ou música clássica.

4 – Prepare um café-da-manhã dos deuses.

Preparar e consumir aquela refeição extremamente gostosa e nutritiva minutos depois de acordar vai condicionar o seu corpo a levantar cedo sem quase nenhuma objeção.

Entretanto, tente deixar suas refeições o mais saudáveis possível: substitua o açúcar cristal pelo açúcar de coco, opte pela farinha de aveia para bolos e panquecas, use o óleo de coco no lugar da manteiga para fritar os ovos, etc.

5 – Se dedique ao seu maior sonho.

Qual é a sua maior meta nesse momento?

Perder peso e definir o corpo? Ganhar mais dinheiro? Montar um negócio próprio?

Esse senso de propósito vai te ajudar mais do que qualquer uma das outras dicas anteriores a levantar de manhã e correr atrás do seu objetivo.

Inicie o dia fazendo justamente aquilo o que é mais importante para você. Isso vai te fazer acordar motivado, empolgado e menos propenso a desistir de sua rotina matinal e voltar a dormir.

E aí? Gostou das dicas?

Tem mais alguma para somar? Deixe aqui nos comentários!

Motivos para deletar as redes sociais

Hoje decidi por fim as minhas contas do Instagram e Tiktok.

Isso se deve a variados motivos: gasto de energia, tempo; o fato dessas plataformas serem uma fonte constante de distração e que induzem ao vício; e, para finalizar, a falta de privacidade.

O primeiro ponto é o gasto de energia. Eu não sei o porquê, mas à noite, depois de rolar o feed em variados momentos do dia, eu me sinto exaurida. É um cansaço que se iguala ou supera o de uma jornada de trabalho.

Atualmente, estou de férias, então, no início desse recesso, fiquei usando o Instagram e Tiktok praticamente o dia todo. E, pela noite, vem aquele cansaço absoluto.

Essa é uma energia desperdiçada. Porque poderia ser aplicada em coisas que são mais importantes para mim: como estudar para um concurso, fazer exercícios, praticar algum hobby, dentre outras coisas. Eu poderia, em suma, aplicar essa energia em coisas muito mais relevantes em minha vida.

A segunda questão é o gasto de tempo.

Eu passava, no início dessas férias, de 6 a 8 horas nessas duas redes sociais.

Então, é muito tempo desperdiçado em nada.

Um tempo que poderia ser usado em hobbies, atividades de estudo, lazer, etc.

A terceira causa é que essas redes sociais são uma fonte de constante distração.

Mesmo que desativemos as notificações, ficamos a todo momento procurando atualizações. E, somado a isso, ao invés de olhar o celular rapidamente, ficamos presos ali por 20, 30 ou 40 minutos várias vezes aos dia.

A quarta questão é o fato de essas duas plataformas (Instagram e Tiktok) serem extremamente viciantes.

Ao contrário do Youtube, que é útil, inspirador e informativo, e é uma rede social que o motiva ou inspira a fazer alguma coisa na vida real; nessas duas outras redes sociais até vemos vídeos interessantes e de conteúdo utilitário, mas ao invés de pararmos de mexer no smartphone para aplicá-las, simplesmente passamos para o próximo vídeo… e depois, para o próximo, e assim sucessivamente.

Por fim, a última razão é a falta de privacidade.

Não no caso de se fazer postagens fixas ou temporárias. O problema é que o que curtimos fica visível para todos os nossos seguidores.

Finalizando, eu antes relutava contra a exclusão das minhas contas porque achava (parte de mim ainda acha) que ficaria para trás sem essas redes, profissionalmente e financeiramente falando. Ou que me isolaria do meu círculo de amigos e conhecidos.

Mas nesse momento percebo que os prejuízos de me manter nessas plataformas superam quaisquer ganhos que já obtive no passado e, provavelmente, também superariam quaisquer possíveis ganhos futuros.

Portanto, está aqui o meu ponto final. Daqui a um mês trago atualizações dessa experiência.